Comunidade Fantom em Portugal

Mensagens em Português
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Comunidade Fantom em Portugal

Post by tarkus »

Boas !
Reparei que est?o registados neste forum alguns portugueses que no entanto n?o t?m participado nele como seria de esperar...
Ent?o pessoal ? Ser? que neste momento sou o ?nico ? Gostava de acreditar que n?o.
Toca a participar...!
Eu tenho um Fantom x8 e gostaria de trocar impress?es com os meus conterr?neos sobre esta maravilhosa m?quina...

Fiquem Bem !
Alexandre
Posts: 38
Joined: 17:16, 7 May 2004

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by Alexandre »

boas. ? bom saber que h? pessoal de portugal interessado neste forum. tenho um x6 e aqui ? uma boa maneira de trocarmos impress?es sobre este teclado. um abra?o a todos
analog_
Posts: 100
Joined: 13:49, 11 October 2005
Location: Zurique

Comunidade Fantom Portuguesa

Post by analog_ »

Ola

tarkus...
Podes acreditar que neste momento nao es o unico portugues que anda por aqui, simplesmente devido ao facto
de haver pouca postagem em portugues eu normalmente posto em ingles mesmo sendo mais dificil para mim o idioma
ingles.

Alexandre, eu tambem tenho um X6 se tiveres impressoes para trocar acho bem que sim...

boa continuacao!
felicidades

Yam TX816, SY77, TG77; Kurz PC88; Rol Jv2080, VS1680, Fantom X6; Event 20/20; and my old MPC2000XL returned as midi MASTER
Alexandre
Posts: 38
Joined: 17:16, 7 May 2004

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by Alexandre »

boas. reparei que tens um kurzweil pc88. eu tambem tenho um que serve como controlador midi, seja para usar sons internos como controlar o fantom. normalmente fa?o um setup para cada musica com todos os controles necess?rios incluindo as performances do fantom e quando e preciso, e so selecciona-lo. uma optima maquina.

um abraco
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by tarkus »

Boas !
Analog e Alexandre.. j? somos pelo menos 3... ;-)
Bem mas vamos ao que interessa...

Sobre o Fantom:
Como ? que voc?s est?o a criar as vossas musicas ? Fazem tudo na workstation e depois d?o os retoques finais com software de produ??o (cubase, Sonar) ou pura e simplesmente utilizam o fantom como fonte de instrumentos para trabalhar directamente naquele tipo de software ?

Sobre grava??o de audio:
Ainda n?o tenho um Mac G5 (espero que um dia...!) e o meu PC vai dando perfeitamente para as encomendas (PIV 2GHZ) mas n?o estou nada contente com a minha placa de audio (Realtek AC97). O que ? que voces me aconselham ? H? quem sugira a MBOX 2 da Digisom mas h? tamb?m quem diga que ela ? so fogo de vista e outras mais baratas fazem o mesmo...

Para j? fico-me por estas perguntas. Mais se seguir?o depois :-)

Fiquem Bem !
Fireball_
Posts: 3
Joined: 18:43, 22 November 2005
Location: Portugal

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by Fireball_ »

Boas,
Aqui esta mais um Portuga com Fantom! Neste caso o Fantom X7, mas nao posso dizer que estaja muito orgulhoso da maquina, a excepcao do piano fabuloso tudo o resto deixa muito a desejar.
Tenho tambem um Roland XP30 que o Fantom era suposto substituir mas infelizmente a maior parte dos sons que uso est?o BEM melhores no XP30 para nao falar que o Aftertouch funciona mesmo, que consigo mudar os sons sem cortes e por ai a fora...
Ja agora a minha area e o Heavy metal, neste momento em 2 bandas, FIREBALL e MINDFEEDER.

Cumprimentos
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by tarkus »

Ol? Fireball !

Concordo contigo com o facto de o Fantom n?o ser a m?quina perfeita mas os seus mais directos rivais (Motif e Triton) tamb?m n?o o s?o...
O que uns t?m de bom os outros n?o tem...enfim ? o costume!
Seja como for, eu estou bastante satisfeito com o meu X8 que para al?m de ser um excelente sampler, sequencer e sintetizador ? para mim, pura e simplesmente o melhor piano que j? ouvi/toquei (em formato digital).
De facto, o som e as teclas pesadas no caso do X8, fazem-nos viver a verdadeira sensa??o de estar a tocar um piano acustico, o que n?o acontecia at? ? bem pouco tempo com teclados deste tipo.

Aproveito ainda para te colocar a pergunta que deixei atr?s: Utilizas algum software para complementar o teu trabalho de composi??o no Fantom ?

Fica bem !

Fantom X8 / Edirol PCR M-80
analog_
Posts: 100
Joined: 13:49, 11 October 2005
Location: Zurique

Comunidade Fantom Portuguesa

Post by analog_ »

Alexandre, o que mais me agrada no Kurzweil sao os soms de PIANO e as funcoes de Master, mas de momento estou
mais empenhado com o Fantom.

tarkus, eu normalmente para musicas complexas costumo iniciar com um groove de base no Akai MPC2000XL ou no PC, ou seja um ritmo de base um som de synth analogico simples como baixo e aqui e ali umas frases. Depois com tudo em sync tento desenvolver as ideias inspiradas no Fantom, criando e registrando as varias partes do projecto em midi e tambem algumas pistas audio e loops com a funcao SamplingBack. Depois transfiro ambas as partes midi e audio para o PC para editar mais apurado. Depois da edicao insiro as pistas MIDI no MPC2000XL e as pistas audio no Fantom e gravo tudo em pistas audio separadas no VS1680 ou no PC utilizando uma carta Firewire da Edirol a FA101 com a qual estou muito contente.

Com musicas simples costumamos fazer tudo directamente no Fantom. Por exemplo eu ou seja o Pai, preparo uma performance no Fantom com um som de piano para a Mae e quando necessario tanbem um ritmo, ligo um microfone ao Fantom e viro-o para os mais pequenos, uma filha com 2 anos e meio e um filho com 4 anos e meio. Com tudo pronto
carrego em Sampling escolho mix, como entrada escolho microphone e ai vai!

Como placa de audio aconselho-te uma Firewire.
As placas de audio USB dao mais problemas e a maior parte das placas PCI produzem ruidos nas saidas analogicas.

Felicidades

Yam TX816, SY77, TG77; Kurz PC88; Rol Jv2080, VS1680, Fantom X6; Event 20/20; and my old MPC2000XL returned as midi MASTER
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by tarkus »

obrigado pelas dicas e sugest?es, Analog !

Fantom X8 / Edirol PCR M-80
analog_
Posts: 100
Joined: 13:49, 11 October 2005
Location: Zurique

software para complementar o trabalho...

Post by analog_ »

tarkus,
eu acho que actualmente a passagem por um Software Squencer/Editor ? inevitavel para finalizar um projecto.
Eu encontro-me bem com o Cubase mas utilizo tambem o Logic 6 no estudio dum colega e acho que o Logic ? superior no timming.
Se houver alguma duvida e eu possa ajudar seria com prazer!

Yam TX816, SY77, TG77; Kurz PC88; Rol Jv2080, VS1680, Fantom X6; Event 20/20; and my old MPC2000XL returned as midi MASTER
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by tarkus »

Concordo inteiramente contigo analog, ? incontorn?vel o uso de software na produ??o final.
J? trabalhei com o Cubase e o Sonar, mas desconhe?o o Logic 6...
Obrigado pela disponibilidade na ajuda. Se precisar podes creer que ta pedirei ;-)

J? agora aproveito para te perguntar a ti ou a quem nos estiver a l?r se t?m a expans?o "Ultimate Keys".
? que preciso de patches do tipo MOOG e sons de org?o tipo Hammond...
Se alguem tiver comprado ou tiver escutado, agradecia uma opini?o !

Fantom X8 / Edirol PCR M-80
analog_
Posts: 100
Joined: 13:49, 11 October 2005
Location: Zurique

Ultimate Keys

Post by analog_ »

tarkus, sobre a expansao Ultimate Keys nao te posso dar uma opiniao concreta porque ainda nao tive acesso a ela, mas tens aqui alguma informacao!
http://forum.fantomized.info/index.php? ... d=9&page=1

Para sons de orgao eu sirvo-me dum VELHO synth FM (TX816 ou TG/SY77) que na minha opiniao s?o excelentes, expressivos e ricos em harmonicas.
Se n?o for para utilizar no Fantom ao vivo existem j? bons plugins que dao um optimo resultado e alguns ate s?o freeware! Porque n?o experimentar um pouco?
Aqui um deles...
http://www.kvraudio.com/get/346.html

Yam TX816, SY77, TG77; Kurz PC88; Rol Jv2080, VS1680, Fantom X6; Event 20/20; and my old MPC2000XL returned as midi MASTER
tarkus
Posts: 35
Joined: 12:06, 30 September 2005
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Ultimate Keys

Post by tarkus »

Ok analog, vou experimentar alguns plugins apesar de ter ficado bastante bem impressionado com os sons do Hammond presentes na thread que indicaste..!

Fantom X8 / Edirol PCR M-80
Fireball_
Posts: 3
Joined: 18:43, 22 November 2005
Location: Portugal

Re: Comunidade Fantom em Portugal

Post by Fireball_ »

De momento n?o uso nenhum software, mas ? uma area onde ainda me vou aventurar mas adiante, ainda me lembro com saudades dos bons velhos tempos dos Trackers ( ScreamTracker / Impulse Tracker... )
analog_
Posts: 100
Joined: 13:49, 11 October 2005
Location: Zurique

Comunidade Fantom Portuguesa

Post by analog_ »

Bemvindo PauloF!

Yam TX816, SY77, TG77; Kurz PC88; Rol Jv2080, VS1680, Fantom X6; Event 20/20; and my old MPC2000XL returned as midi MASTER
Post Reply