Preciso de Ajuda...

Mensagens em Português
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

Preciso de Ajuda...

Post by ruach »

Oi pessoal, estou com um problema e nao sei como resolver, ja tentei de tudo.Tenho um Fantom FA76, e os Knobs, nao funcionam direito.Quando eu uso os parametros de um timbre por exemplo, um orgao, quando altero os parametro, como vibrato, attack, esssas coisas, as mudanças permanecem quando mudo pra outro timbre, por exemplo o piano ac. tenho q desligar o teclado pra voltar ao normal, isso ta me dando dor de cabeça, preciso que alguem me ajude a solucionar esse problema.

thanks

Jesimiel Brito

Vitória da Conquista - BA
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

ola

Post by heder »

Sou usuário novo e não chekei este problema ainda. Vou verificar se acontece no meu e te dou retorno. Gostaria de conseguir novos sons tipo orgao hammond. pelo que vi vc estava conseguindo com o camargo. e aí conseguiu? são bons os sons?
Poderia me passar se possível no heder@terra.com.br ou heder.gregorio@degussa.com?
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

Sounds

Post by ruach »

Olá Heder, Muito prazer te conhecer e saber que vc tb possui um Fantom.O seu é o FA 76??
Tem qto tempo q vc possui ele? de q cidade vc é?
Vc faz muitas programações de timbres?? fez alguma coisa nova em seu teclado? ou usa os timbres originais??
Qualquer coisa me escreva.

jesimielbr@hotmail.com

Grato, Jesimiel Brito
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

Knobs Fantom

Post by heder »

Seu problema está resolvido.
Vá até o menu Edit System e procure o parâmetro PATCH REMAIN. Se ele estiver ligado, além de ocasionar este problema que vc mencionou, terá uma vantagem que é "segurar" o timbre quando vc muda de instrumento, por exemplo nos botões de favoritos.
Desligue este parâmetro (OFF) que as configurações usadas nos knobs num instrumento não afetarão mais outros sons, ok?
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

Fantom

Post by ruach »

Ola Heder, obrigado pela dica, mas na verdade eu ja tinha ligado o Patch Remain pq quando comprei o teclado, veio com isso mesmo, os timbres eu mudava no favorist, e dava aquele corte, ae eu liguei ( ON ), pois bem,nesse caso eu tenho q manter ele ligado, pois fica ruim eu mudar os timbres, mas por outro lado se for como vc falou, vou ficar numa condição complicada, pois preciso das duas funções, mas será isso mesmo cara?? como é q uma função complica a outra?
Pq é o seguinte nao sei se vc ja usou o XP80, eu tinha um ae eu usava aqueles botoes dos parametros para fazer aquelas ocilações nos orgaos, Pads, Strings, pianos c/ strings, ae senti falta disso no Fantom, ae vi q eu poderia usar os Knobs, mas como te disse fica com aquele problema de continuar nos outros timbres quando eu mudo pra outro Patch.
Mas me diz como vc usa no seu?? vc deixa o Patch Remain ligado?? vc nao usa essas funçoes no seus tc tipo nos orgaos, aquele efeitos q dá no Harmmod???

Um abraço e desculpa o jornal. hehehehe

Jesimiel
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

Knobs Fantom

Post by heder »

Uso mais os timbres da forma original, como te disse, uso uma placa adicional de piano que me atende bem ou se não, para outros sons, modifico alguns parametros e toco sem usar os knobs. mas no caso dos organs realmente são necessários, só que usando apenas o modulation do pitch bend e o D-beam (com uma vantagem: estes dois não desconfiguram para outros timbres, retornando sempre ao original quando não são mais acionados) já da o efeito tipo rotary razoavelmente satisfatório, basta configurar legal no patch edit.
Mas o que estamos querendo mesmo é um bom timbre hammond criado no formato fantom, não é? Se um de nós achar, vamos compartilhar.
Valeu.

Heder
Aracruz-ES
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

Fantom

Post by heder »

Nota:
Vc ainda pode usar um pedal para acionar o rotary speed, deixando ambas as mão livres para tocar enquanto isto.
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

Fantom

Post by ruach »

Eu tenho um programinha de editar os bancos, o pragrama eu extrai do XV EDIT PRO, ele gerencia os bancos fazwndo aquela função do Write, e do Xfer no Load, ae eu baixei uns arquivos com timbres da linha XP e XV e Fantom, mas nao tem nada de extraordinário, mas se vc quiser dar uma olhada, eu tenho muitos bancos q eu baixei da net, mas a maioria foram feitos em XP50,60,80 e no modulo JV2080, opdemos compartilhar os timbres, ae vc me manda o q tu tens inclusive o q vc fez no seu teclado, so nao os timbres da placa pq ae nao vai tocar no meu teclado.
Vc ja ta sabendo mexer em tudo no teclado, pra editar os timbres??

Vc faz sequencia?
Ja tocou num FantomS?? e o q achou do FantomS


Jesimiel
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

Fantom

Post by heder »

Legal, se quizer pode me passar o programa no heder ponto gregorio arroba degussa ponto com.
É como te falei, ainda não criei muitos sons, uso os originais, mudando apenas um decaimento, ataque por exemplo. Comecei a tentar fazer um órgão, mas como vc sabe é complicado. Ta em andamento ainda; se quizer te mando.
Até sei mexer bastante o suficiente na edição do fantom, o problema é que a curto prazo não dá pra saber tudo, tudo 100%. Tem parametros de efeito por exemplo em que a mudança no timbre é muito sensível dependendo de como está configurado, precisa ter um ouvido apurado pra certas mexidas, pois o manual não explica tudo. Às vezes uma mudança depende de uma série de outros parâmetros, aí complica mais...
Já fiz sequencia no XP-80, no Fantom comecei a brincar só pra aprender, não vi dificuldades pra sequenciar; na verdade é até mais prático que no XP. Vc tem alguma dúvida no sequenciamento?
Não tenho experiencia nenhuma em sampler.
Como é que é? Se tiver um sampler, não preciso de mais nada em questão de timbre? Posso clonar qualquer timbre de qualquer outro teclado com a mesma fidelidade e os mesmos parâmetros originais de outro teclado?
Rafael
Posts: 22
Joined: 18:55, 5 January 2004
Location: Belo Horizonte - MG

Ola

Post by Rafael »

Ola amigos, será que se comprar aquela placa 60´s & 70´s com sons de organs não resolveriam seus problemas com timbres de orgãos Hamond. Comprei recentemente o Fantom e notei que quando se usa os knobs as vezes ele dá uma pane mesmo, eu acho que falta aquela tecla panic que existe no XP. Evitaria de se desligar o teclado e esperar que ele carregue.
Mudei recentemente meu sistema operacional mas não vi nenhuma diferença com relação as versoes mais novas (1.18)
Abraços a todos
Rafael
Posts: 22
Joined: 18:55, 5 January 2004
Location: Belo Horizonte - MG

Ola

Post by Rafael »

Oi amigo, toquei recentemente num Fantom S, realmente é muito melhor a qualidade dos timbres, mas aquele visual com os botoes acendendo são muito grandes e de pessimo gosto. Os timbres de piano estão superando os do Kurzweil, realmente estão muito bons.
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

Fantom

Post by ruach »

Olá amigos, que bom que está crescendo essa nossa lista de discussao, seris bom convidar mais gente que tenha o Fantom pra participar e juntos nos ajudarmos.
Acho que o problema dos Knobs deveria ser levado pra alguma lista de discussao oficial, deveriamos achar um jeito de reclamar com a propria Roland, quem sabe eles nos dao uma soluçao, pois esa complicado, esses dias atras toquei num XP80 e notei que as funçoes dos parametro, tipo aumentar a intesidade de um Pad junto com o piano, tipo um Piano com Pad, ae vc aumenta a intesiadade do Pad somente dando aquele peso, é isso que sinto falta no Fantom, e aquelas variaçoes no Rotary, e outras coisas mais.

Rafael, gosto muito de programar timbres principalmente de Piano e Rhodes, pois é o que eu mais trabalho, vc teria alguma coisa pra compartilhar?? se tiver...

Heder em breve estarei te mandando o programinha.....
manda seus timbres tb....

um abraço a todos....

Jesimiel Brito
Rafael
Posts: 22
Joined: 18:55, 5 January 2004
Location: Belo Horizonte - MG

Ola

Post by Rafael »

Quase não mexo nos timbres do Fantom, somente faço algumas adptações, pois gosto de tocar no modo multitimbre, (fica mais fácil a divisão do teclado). Toco tambem em um K2500 mas o peso dele desanima qualquer ser humano normal. A estrutura do Fantom dá de 1000 a zero, bem mais leve e fácil de operar, além dos timbres de piano serem mais bem elaborados. O problema do Fantom é ele ser um teclado relativamente novo e ainda não se encontra timbres prontos (elaborados) na internet.
heder
Posts: 30
Joined: 10:02, 26 December 2003
Location: Vitoria - Brazil

Fantom - Rafael

Post by heder »

Rafael, vc já tocou com a placa SRX-02?
Os timbres de piano acústico do S-88 são superiores a essa placa?
Se for, a Roland realmente inovou bastante.
Esse problema de pane geral ainda não tive no meu Fantom.
Quanto ao modo de tocar em multitimbre só tem uma desvantagem: se vc usar 4 5 ou mais timbres fica limitado pois não conseguirá obter todos os sons originalmente como são no patch pois dispõe de apenas 3 multieffects simultameamente. (no XP o modo multitimbre era pior ainda...)
ruach
Posts: 51
Joined: 03:25, 18 August 2003
Location: brazil

ruach

Post by ruach »

Mas mesmo assim vc nao poderia me mandar oq vc tem feito no Multitimbre......
manda mesmo..

jesimielbr@hotmail.com
Post Reply