RPS... ajudem-me

Mensagens em Português
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

RPS... ajudem-me

Post by mad »

Boas tardes...
Ontem fui à Musicália a fim de poder retirar algumas duvidas que tenho sobre a função RPS... infelizmente não me puderam esclarecer melhor mas o responsável pela parte dos teclados da loja sinfonia do porto deu-me este site... esqueci-me de lhe perguntar o nome...

Estou farto de tentar perceber como funcionar com o RPS e não consigo...

Sei que dá para lançar tracks gravadas por nós com o toque de uma nota ou de um PAD...

Também queria saber como é que posso accionar ou desligar sons numa performance para desta feita parecer que mudei de som sem se ouvir o corte que acontece quando mudamos de som no live settings.

e já agora... na parte do RPS o que é o PNR00- PNR100?
sei que está relacionado com a parte midi mas não percebo qual a função...

Talvez achem isto tudo muito básico mas não tenho onde trocar ideias por estas bandas, pois teclistas há poucos ou nenhuns...

Obrigado pela vossa atenção.
Marco Domingos
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

Rps... gravar funcões

Post by mad »

Já consegui gravar tracks em patern e assignar aos pads ou as notas no teclado...
mas nao estou a conseguir regista-las juntamente com as performance...
como é que eu faço para que não tenha de estar sempre a registar o RPS?
Temos ate 100 patterns mas para gravar imaginemos no pattern 17 tenho de selecionar um dos 16 sons antes de gravar e ficar sempre associado a esse som ou outro que seja colocado nessa parte certo?

Agora o que mais me interessa nos RPS é o facto de numa performance consiga por exemplo desligar ou ligar sons, colocar efeitos, etc... como é que faço para activar essas funcionalidades e claro gravar esses RPS ligados a cada uma das performance para que estes nao sigam alocados para outras performance...

talvez sejam perguntas basicas mas nao as consigo solucionar.

Obrigado pela vossa atenção...

Marco Domingos
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Re: RPS... ajudem-me

Post by V-CeeOh »

Olá mad

A função RPS é uma das funções mais poderosas do Fantom. Talvez por isso é tambem uma das mais dificeis de explicar embora o seu funcionamento seja muito simples. Quando utilizada com mensages MIDI de System Exclusive e os Pads dos Fantom tornam o este teclado ainda mais versátil do que imaginamos.

Para não perder muito tempo (que tambem preciso ;-)) PF lê a ISTO AQUI. É comprido, mas se seguires cuidadosamente todos os passos vais ficar a perceber muita coisa.

Vai contando o que consegues fazer
Cumps
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

Continuação

Post by mad »

eu ja tinha sacado umas cenas da net e tentado em casa...
tipo pelo o k eu li tipo os KB Switch tem de tar todos activados certo?
depois devo de activar os sons que desejo no external nos RX Switch certo?

e preciso mm de ter a template.svq instalada no teclado ne?
pois quando eu dps ia a song nao m aparecia info nenhuma na primeira measure como estava la a dizer e nao me aparecia nenhum System exclusive escrito... tentei faze-los todos a mao mas nao deu em nada...

no lugar de estar tipo um kuadrado preenchido nos primeiros 16 patterns so m ficava o do pattern 01 preenchido e vazios ate ao compasso 16...

mais uma pergunta...
no system a unica coisa que é importante colocar ON e o recive excluisve certo?
tipo as primeiras 4 alinhas nao interferem tipo o DI (axo que é assim que se escreve) que tem a ver com o canal utilizado para midi's externos certo?
o ke interessa é ter ON o recive exclusive...

Obrigado pela tua atenção...

Abraços

Marco Domingos
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Re: RPS... ajudem-me

Post by V-CeeOh »

Como eu esperava... isto vai demorar ;-)

mad
Eu estou super ocupado e não vou ter tempo de te explicar os passos exactos neste post. Portanto aguarda mais um tempo que eu volto aqui mal possa.
Entretanto o que tens que fazer é ir ao SYSTEM-MIDI e colocar o TRANSMIT EDIT DATA na posição ON (o RECEIVE deve tambem estar ligado). A partir daí todas as acções que fizeres no teclado podem ficar registadas ao gravar uma Song ou Pattern.
E não, não tens que ter o "template.svq". O utilizador disponibilizou esse ficheiro apenas como base de trabalho. Ou seja, nós podemos criar os nosso proprios ficheiros.

Outra coisa: por favor quando escreveres neste Forum não abrevies as palavras. É contra a politica do Forum e torna dificil a sua leitura por outros membros - eu tive que ler 3 vezes o teu post pra perceber o que dizias ;-)

Até breve :-)
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

Responde só a mais esta pergunta...

Post by mad »

Desculpa V-CeeOh já é do habito...
Eu irei tentar agora fazer as coisas com os SVQ. fornecidos...
Só mais uma pergunta... já percebi o que tenho de fazer no system exclusive para activar e desativar um som... mas como é que eu faço para que se active ao mesmo tempo por exemplo os sons 3,4 e 5 e desligar restantes... ?

Como faço para poder ter difrentes grupos de som que se activam e desligam em simultaneo... ?
Espero que me consigas responder a esta minha duvida...

Abraço e obrigado pela paciencia... quando eu já souber serei mais um aqui no forum a poder ajudar os novos que virão :P

fica bem...
Marco Domingos
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

PARTE 1

Post by V-CeeOh »

OK, então cá vai:

Por esta altura já deves ter reparado que com o "Transmit EDIT DATA" ligado, qualquer coisa que faças no Fantom pode ser gravado no sequenciador. O sequenciador grava Songs e Patterns. Como os Patterns podem ser "disparados" utilizando o Pads com a função RPS vamos gravar 2 Patterns para mudar sons (na realidade vamos sim ligar/desligar Parts, mas já vais perceber como). Então o processo é o seguinte:

Vamos simular a utilização de 4 sons (em 4 Parts) em layer numa Performance, 2 de cada vez.

1 - No modo Performance LAYER, coloca o LOCAL em ON para as partes 1, 2, 3 e 4 (colocando o "V" no quadrado "Part KBD")
2 - Vai a F2 PART VIEW- F7 EXTERNAL e no quadrado RX (receive) tira o "V" das partes 3 e 4. Coloca o cursor novamente na Part 1
3 - Sem sair desta janela carrega em REC, seleciona PTN001 (Pattern 001) e depois F8 Start e novamente em F8 Close.
4 - Agora, enquanto o sequenciador está a gravar, usa o cursor e a roda (ou os botões INC e DEC) para ires para a Part 1 e 2 e tirar o "V" do quadrado e para as partes 3 e 4 para o colocar (lembra-te que o tiramos no passo 2)
5 - STOP

Ok, o que fizemos neste momento foi gravar um Pattern que desliga as partes 1 e 2 e que liga as partes 3 e 4.
Se fores a SONG EDIT - MICRO EDIT poderás ver linhas de mensagens SysEX gravadas neste Pattern. A única coisa que tens que fazer agora é mover estas linhas para o inicio do Pattern.
1 - Selecciona a linha de SysEx,
2 - Carrega em MOVE
3 - Usa roda para moveres a linha para 1-1-000.
4 - Carrega F8 Execute e já está.
Repete isto para todas as linhas de SysEx que tenhas gravado.
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

PARTE 2

Post by V-CeeOh »

Agora vamos repetir todo o processo mas fazendo o contrário, ou seja, gravando um segundo Pattern que desliga as partes 3 e 4 e liga a 1 e 2.

1 - Volta novamente a PERFORMANCE-PART VIEW-EXTERNAL
2 - Carrega em REC e tem o cuidado de seleccionar agora PTN002 (Pattern 002)
3- Carrega em F8 Start e novamente em F8 Close.
4 - Agora coloca o "V" nas Parts 1 e 2 e tira-o das Parts 3 e 4
5 - STOP

Repete o processo de mover as linhas de mensagens SysEx para o inicio do Pattern
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

PARTE 3

Post by V-CeeOh »

Neste momento temos 2 Patterns
Pattern 1 - desliga as Part 1 e 2 e liga as Part 3 e 4
Pattern 2 - liga as Part 1 e 2 e desliga as Part 3 e 4

Só falta atribuir estes Patterns a 2 Pads.
1- Carrega em SHIFT+ RPS
2 - Carrega no Pad 1 (ou outro á tua escolha)
3 - Em Pattern selecciona PTN001
4 - Em Playback Mode selecciona ONCE
5 - Carrega no Pad 2
6 - Selecciona agora PTN002
7 - Coloca igualmente o Playback Mode em Once
8 - Carrega no botão RPS (para ficar ligado). Podes verificar que os Pads 1 e 2 ficaram desligados.
9 - F8 Exit

Experimenta agora os Pads para verificares o funcionamento. Podes ir novamente a PART VIEW-EXTERNAL e carregar no Pads para veres os "V" a ligar e desligar as partes correspondentes.

ATENÇÂO: deves agora fazer SAVE de uma SONG para guardares os Patterns uma vez que estes não ficam registados na Performance e depois utilizares o modo LIVE SETTING para as carregares ao-vivo.

Como podes ver este processo não provoca cortes no som. Podes inclusive estar a tocar e fazer sustém com o pedal enquanto trocas os sons.
Obviamente que isto apenas liga e desliga as Parts - terás que ter em atenção o resto da programação da Performance nomeadamente os efeitos - mas na realidade o processo permite-nos "disparar" virtualmente o que quisermos com o RPS uma vez que todos os “movimentos” podem ficar gravados num Pattern.

Como nota final deixa-me dizer-te que infelizmente o status ON/OFF do RPS não é guardado nem na Performance nem na Song ao contrário do que diz o manual. Ou seja, depois de carregares a Song tens que carregar no botão RPS para o activar. Isto deve-se a um bug no software que já foi amplamente discutido aqui no Clan e que todos esperamos possa a vir ser resolvindo num futuro update.
Há um membro que descobriu uma maneira de dar a volta a isso. Vou ver se descubro o post e depois digo-te.

Espero ter explicado bem todo o processo. Parece um pouco complicado mas depois de fazer 1 ou 2 vezes na verdade é bem simples. Depois conta o conseguiste fazer

Inté :-)
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

estou-me ja a passar

Post by mad »

tipo tudo o que disseste ja fiz...
a questao é que nao estao a acionar-se o que tenho em cada pattern... nao percebo o porque...
tipo no sistema-midi, pus ON o recive external e o transmit data como me disseste mas nao esta a dar...
tipo lançar frases gravadas funciona na boa mas o que esta registado em system exclusive nao ta a dar... sera que me podes dar todos os valores que tens no teu sistema-midi porque pode ser alguma coisa la que está a falhar... já estou a desesperar com aquela cena pois ja estou farto de fazer tudo o que me mandam e nao dá... esta a ser frustrante.

abraço

Marco Domingos
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

exemple.svq

Post by mad »

ate este svq que da para fzer download nao ta a dar... portanto deve ser algo no sistema que nao ta a bater correcto
abraço

Marco Domingos
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Re: RPS... ajudem-me

Post by V-CeeOh »

estranho :-/

MENU-SYSTEM-MIDI

em Transmit : Tudo ON á excepção de SOFT THRU
em Receive: Tudo ON á excepção de REMOTE KEYBOARD SWITCH.

Diz-me uma coisa: depois de gravar o Pattern como eu digo, aparece-te alguma coisa em Micro Edit?
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

em micro edit...

Post by mad »

micro edit aparece-me todos os systems exclusive que estam ja pré definidos tanto na template.svq como no exemple.svq... tipo tens o primeiro quadrado prenchido e pai 16 compassos a cinzento...

estou mesmo a atrofiar...

vo rever isso que me dissest para fazer... e olha la no sistem midi nos primeiros valores é preciso ter alguma coisa definida?

abraço

Marco Domingos
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Re: RPS... ajudem-me

Post by V-CeeOh »

Marco

Decididamente, estás a fazer alguma coisa mal. Por favor carrega o ficheiro SVQ que mando em anexo. Isto é resultado dos passos que te indiquei acima (trocar de sons nas Parts 1, 2, 3 e 4). Carrega-o para o Fantom, vai a Song List e faz Load. Carrega no botão RPS, os Pads 1 e 2 apagam-se. Vai tocando e carrega neles enquanto tocas. TEM QUE FUNCIONAR, fiz isto em 1m no meu Fantom mal vi o teu post e funciona perfeitamente.

e não, quando entras em MENU-SYSTEM-MIDI só tens que ter os valores como te indiquei.

Experimenta o ficheiro e depois diz alguma coisa
mad
Posts: 29
Joined: 16:39, 23 September 2007
Location: Setúbal

obrigado vo tentar

Post by mad »

Muito obrigado pela tua atenção... mal o instale e tente eu volto a dzer alguma coisa...
abraço

Marco Domingos
Post Reply