Videos do Jordan Rudess

Mensagens em Português

Videos do Jordan Rudess

Postby boneca » 05:18, 10 February 2008

Oi utilizadores e fans da Roland. Finalmente encontrei um forum onde posso e espero que me possam ajudar a resolver as minhas duvidas e em PORTUGUES. Desde o inicio do ano de 2007, momento em que adequiri o meu Roland X8 que me perguntava se era possível trocar os sons dentro dos RPS com a ajuda do meu pedal de switch e hoje encontrei um video do Jordan Rudess e vi que ele o fazia usando um Rolando X8. Será que alguém me pode ajudar? Obrigado pela vossa atenção. beijos para todos vocês.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008


Re: Videos do Jordan Rudess

Postby PauloF » 03:34, 11 February 2008

Olá, benvinda ao Roland Clan Forum !!
Se bem percebo a questão, será, com o Pedal de Control, comutar entre Patterns em vez de o fazer com os PADs ou com o teclado ? será isso ?

PauloF
User avatar
PauloF
 
Posts: 4079
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby dani.squire » 11:12, 11 February 2008

Perguntei a mesma coisa no forum específico sobre fantoms ainda ontem, e o Artemio (nosso guru) falou que não é possível... =(

Via pads ou teclado é fácil. O lance é fazer via pedal.
Gostaria também de saber como fazer
dani.squire
 
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil

Tem de dar!

Postby boneca » 16:27, 11 February 2008

Desde mais agradeço ao Paulo e ao Dani terem respondido ao meu anuncio. sim paulo é realmente isso que eu quero fazer. Será que me consegues dar uma resposta? E a minha outra questão é... e que ja tinha referido anteriormente:

- Ao assignarmos ao footswitch a função para mudar com os patterns ele mesmo assim pode mudar entre patch no modo live?

Dani tem de dar, não é tão directo como assignar a uma key ou um pad mas dá de certeza, visto existir um video no youtube do Jordan Rudess tocando com um Fantom X8 e ele trocava de sons com o seu pedal de switch.

Obrigado mais uma vez pela vossa atenção. Beijos para todos vocês...

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby dani.squire » 16:52, 11 February 2008

Dá pra trocar de patches usando o pedal. Uma das funções que ele pode receber é a de mudar programas dentro do banco ou dentro do favoritos.

Mas o que eu queria era disparar alguns SysEx que estão gravados em patterns, da mesma maneira que faço nos pads com RPS.

Acho que é isso que você quer também, não é?
dani.squire
 
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil

Resposta ao Dani

Postby boneca » 22:55, 11 February 2008

Sim eu quero trocar de sons que estao incluidos dentro da mesma performance e em diferentes patterns, pois esta é a unica maneira que tenho de não ouvir cortes. Eu não quero trocar com pads ou ou keys, pois realiza-lo com o footswitch é mais seguro e viável. A questão é se ao fazer isso ao vivo terei de optar apenas pelas performances... Ja que no sistema so posso escolher uma função para o meu pedal de switch (o grande defeito é que só posso ter 3 efeitos ligados).

Não tens resposta pa este problema não é? E é o que queres também não é? e ja agora quando falas em trocar entre programs o que queres dizer com isso?

Não existe por aí ninguém que nos possa ajudar?

Penso que trata-se de um assunto muito importante para todos aqueles que infelizmente não podem comprar de momento um Fantom G8....

Ajudem-nos!!!!

Beijos para todos vocês. Espero que este tema não morra e que surjam respostas e soluções.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby PauloF » 23:32, 11 February 2008

Olá Boneca e Dani,

Dani, não fazia ideia que você falava Português..você é de onde no Brasil ?

Boneca,
Penso que não é possível assim directamente fazer a mudança de patterns RPS com o pedal, a menos que exista um comando MIDI que o faça, mas não está documentado.

Eu penso que o que o Jordan faz nos videos, tal como o Dani disse, é a mudança de patch ou Performance ou favoritos com o pedal. Isso é perfeitamente possível, e simples de realizar acedendo ao System Menu, Control Pedal Assign, e escolher entre: Prog up, Prog Down, Favorite up e Favorite down (entre outras funções).

Ajudei alguma coisa, ou já sabias isto e eu é que não entendi nada ? ;-)

Paulo

P.S: Desculpa se os comandos no X8 não forem exactamente como eu descrevi, pois eu tenho apenas um Xa ("a" de acessível... :-)).
User avatar
PauloF
 
Posts: 4079
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby boneca » 00:35, 12 February 2008

mas isso eu sei, por acaso nao sei o que é o program up and down sempre foi algo que me fez muita confusao nao saber. Eu neste momento uso o pedal como live SET UP, mas isto nao me resolve o problema.

Falaram-me que se pusesse no sistema "Patch Remain" ON ele faria a ligação dos meus sons... que apenas perderia os efeitos ao mudar de um patch / performance para outro patch / performance, mas tal não aconteceu.

Logo só vejo uma solução... o RPS... é a única forma que vejo ser possível de trocar de sons com o pedal de switch e não se ouvirem cortes... Se me souberes ou menos explicar porque é que o "Patch Remain" possa não estar a realizar a função que é suposto realizar agradeço-te.

Beijos e obrigado mais uma vez pela vossa atenção. Penso que deverá existir mais pessoas interessadas neste forum sobre este assunto. Falei, digam de vossa justiça. Vamos aprender uns com os outros procurando nos tornar em melhores instrumentistas.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby PauloF » 02:32, 12 February 2008

Pois...já calculava que sabias...

Infelizmente o RPS só pode ser comutado com o teclado ou com os PADs, a menos que exista alçguma função MIDI não documentada.

No que respeita ao patch remain, o problema dos cortes é causado pelo facto de termos apenas 2 ou 3 MFX processors para todos os patches e performances, e os cortes acontecem sempre que se comuta de um patch para outro qualquer. Expertimenta desligar os MFX e o Chorus e o Reverb, e depois comuta entre 2 patches depois de configurares o X8 em modo de patch remain. Comuta na perfeição, sem cortes, não é ? pois...mas assim não tem efeitos...

No G, em vez dos 2 ou 3 MFX, existem 16 Patch Multi-Effects (PFX), com 76 tipos de efeitos cada. Pode-se configurar um por part, e neste caso o patch remain comuta sempre sem problemas.

Fica bem e vai mantendo o contacto
PauloF
User avatar
PauloF
 
Posts: 4079
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal

O video do Jordan Rudess

Postby boneca » 02:42, 12 February 2008

Este é o video que vos tenho falado...

http://www.youtube.com/watch?v=mxMnn1F3xZk

Como é que ele então fará isto? beijos estou a dar em doida com isto.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Já fiz o que me disseste mas... :(

Postby boneca » 02:54, 12 February 2008

Acabei de exprimetar o que me disseste para fazer, realmente desligando os MFX reverb e chorus e mais rapido mas nao fica nenhum patch remain depois de eu accionar o pedal para trocar de sons. O corte continua a acontecer, não de forma tão prenunciada mas continua a acontecer.

Se tiver o Patch Remain ON ou OFF é a mesma coisa não faz qualquer tipo de diferença.

Disseram-me que supostamente com o Patch Remain ON o som não se cala tal como acontece no RPS mas que mal acciona-se o footswitch o som perde os efeitos mas não se cala... o que poderá estar a resultar nesta falha? Obrigado pela vossa atenção... Ao menos nao me sinto tão sozinha nisto tudo. Tenho pena que não exista mais apoio e informações que possa ajudar-nos a fazer melhor o nosso trabalho.

é verdade ninguem me respondeu, o program UP e DOWN é para o que? favoritos up and down, live set up and down, esses sei mas este nunca soube.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby dani.squire » 10:19, 12 February 2008

PauloF: Sim, sou brasileiro. E também tenho um Xa. =)

Boneca: Program Up e Program Down vão trocar de patch ou performance, dependendo de que modo você está.
Quanto ao Patch Remain, que eu saiba, ele só funciona no modo Patch. No modo performance ele vai cortar os sons do mesmo jeito. (Não estou perto do Fantom agora, mas pelo que me lembro é isso...).
Mas a função Patch Remain pra mim não serve, pois eu uso muito os controles em tempo real, e com patch remain ele acaba mantendo as mudanças pros outros sons também.


EU QUERO UM G6!!!!
hehehe
dani.squire
 
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby PauloF » 16:16, 12 February 2008

Boneca,
Estranho que em modo Patch remain ON os sons também cortem...no meu Xa não cortam, sendo a ùnica diferênça entre Patch Remain On e Off, a de Mantêr o som anterior enquento estiver a premir as teclas, ou não.

Penso que vamos necessitar de um especialista para nos elucidar quanto ao que o Jordan faz no video, e tirarmos daí a ideia de vez.

V-CeeOh !!! HELP !!!


Quero um G !!!! ;-)
User avatar
PauloF
 
Posts: 4079
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal

Re: Videos do Jordan Rudess

Postby V-CeeOh » 19:06, 12 February 2008

Viva amigos,
Bem, não me considero um guru ;-) mas vamos lá a vêr se consigo clarificar alguma coisa.

Há 3 coisas que estão a ser faladas ao mesmo tempo aqui e que penso que estão a fazer confusão umas com as outras

1 - Função Patch Remain
2 - RPS Usar a função RPS para mudar de sons (patch) dentro da mesma perfomance
3 - Utilizar um footswitch para mudar essas RPS

Por ultimo, só para clarificar, O video do Jordan Rudess não é exemplificativo do que estamos a tentar obter pela simples razão que muito provavelmente o sequenciador é que está trocar o sons. Ou seja, o Jordan arranca com a musica (sequencia) e nos compassos que ele determinou o sequenciador dispara mensagens de Program Change para trocar os sons - não é o Jordan que faz a troca "manualmente"

Sendo assim:
1 - A função Patch Remain ON "segura" as notas que estiverem a ser tocadas no momento da mudança de patch. Por exemplo:
- Selecionamos um patch,
- Tocamos um acorde
- Carregamos no pedal de sustém (HOLD)
- Mudamos de Patch mas as notas continuam a tocar.

O que acontece, infelizmente, é que existe um corte no som no momento em que trocamos de patch mas esse é divido ao EFEITOS (MFX). Ou seja, se por acaso estivermos a tocar um som com delay, no momento em que mudamos de patch o delay é cortado abruptamente mas as notas continuam a tocar. O corte é devido á diferente configuração dos MFX.

2 - A utilização do RPS
AS RPS é uma função que permite disparar PATTERNS em tempo real através dos PADS ou do teclado. Este "patterns" são "pequenas" sequencias nas quais, á semelhança do sequenciador "principal", podemos gravar qualquer informação MIDI, inclusivé mensagens de System Exclusive (sistema exclusivo) MIDI. A solução para mudar de som sem haver cortes é gravar uma mensagem de sistema exclusivo num PATTERN que nos obrigue a mudar de PART, repito, mudar de PART e não de PATCH e utilizar depois esse pattern com a função RPS. Ou seja, o processo de utilização das RPS implica o seguinte:

- Escolher o som para a PART 1, por exemplo Piano
- Escolher o som para a PART 2, por exemplo Orgão
- Gravar o Pattern 1 com uma mensagem de sistema excluivo que "obrigue" o teclado a tocar com PART1 e "desligue" a PART2
- Gravar o Pattern 2 com uma mensagem de sistema excluivo que "obrigue" o teclado a tocar com PART2 e "desligue" a PART1
- Atribuir o Pattern 1 ao PAD1
- Atribuir o Pattern 2 ao PAD2

Agora, com o RPS ligado, ao carregarmos no PAD1 é disparado o Pattern1 que indica ao teclado para tocar com a PART 1 que por sua vez tem o som de Piano definido.
Ao carregarmos no PAD2 é disparado o Pattern2 que indica que o teclado deve tocar com a PART2, som Orgão e "desligar" a PART1 para deixarmos de ouvir o som de Piano

Desta forma é feita uma perfeita transição entre sons, embora estejamos efectivamente a mudar de PARTs mas o efeito pretendido é obtido. O unico senão é a configuração dos efeitos, mas isso dá para fazer outro grande post ;-)

3 - Em relação á utilização do footswitch, acho que perceberam pelo que expliquei acima que não é possivel utiliza-lo com este fim pela simples razão que não é possivel atribuir Patterns" ao footswitch. Ou seja, temos que utlizar os Pads ou o teclado para este efeito.

Sei que isto parece um pouco complicado mas é mais simples do que parece. Se houver duvidas vejam a thread original AQUI. É um pouco longa mas façam um esforço para a lêr e vão testando conforme as indicações sugerem. Eu por cá estarei para ajudar na medida do possivel.

Fiquem bem :-)
User avatar
V-CeeOh
 
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Resposta ao V-CeeOh

Postby boneca » 20:38, 12 February 2008

Boas... Obrigado V-CeeOh teres vindo tentar me ajudar a resolver estas duvidas e estes problemas. Em relaçao ao video do Jordan Rudess se reparares mais para o fim, podes ver que ele está trocando com o pé os seus sons... vê a partir dos 2 minutos e 04 segundos.

Eu sei que o Patch Remain supostamente, estando ligado "ON" a nota irá manter-se e os efeitos MFX desligam-se na passagem, no meu caso mesmo em ON nao fica nota nenhuma suspensa. Faz mesmo um corte... Porque será?

Gostava de no minimo conseguir resolver isto. Em relaçao ao RPS eu já o utilizo. A minha duvida tem sido mesmo em relação a toca de PARTES da performance, System exclusive registados em diferentes patterns, recorrendo ao pé (utilisando o meu footswitch). Eu tinha desistido desta ideia, mas depois de ver este video do Jordan voltei a ficar na dúvida.

Mas se ao menos poderes me ajudar com a questão do Patch Remain, talvez seja isso que faz a diferença e que para mim será o suficiente. Obrigado pela tua ajuda e de todos aqueles que se têm disponibilizado a ajudar-me.

Outra pergunta V-CeeOh, só posso escolher uma função para o meu footswitch? ou existe alguma maneira de escolhermos mais de uma função?

Beijos para todos voces. Obrigado Paulo, deni e V-CeeOh ... têm estado a ser impecáveis para comigo.

Fico a espera de mais respostas... e Já agora me junto ao paulo e ao deni... quero um Fantom G8... que máquina. Acabando o curso irei de certeza colocar algum de parte para comprar um.

Boneca
boneca
 
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Next

Return to Português

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest