Samples

Mensagens em Português
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Samples

Post by boneca »

Ola pessoal do forum... Pois... venho perguntar sobre um assunto que me é de todo desconhecido. Nunca trabalhei com samples mas gostarias de o fazer e perceber um pouco do que é possivel fazer com isso. Aquilo que me fez sempre muita confusão é que o Roland Fantom X só tem 32mb para tal efeito. Gostaria também de saber onde voces vão buscar samples na net... estou mesmo fora deste "tema".

Se alguem de puder ajudar a perceber mais e a entrar num "mundo" que deve ser de veras interessante agradeço-vos.

Desde já muito obrigado pela vossa atenção. Beijos para todos vocês.

Boneca
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Olá boneca! Sim, o Fantom só vem com 32 megas de memória RAM para samples... é importante, se quiseres trabalhar com esse tipo de recurso, colocar mais memória.

Além disso será necessário um PC card, para armazenar estes samples.

Quanto a onde encontrar, também gostaria de saber. No momento só uso os samples de uma das bibliotecas do Artemio (a Planet-V) e alguns efeitos especiais que eu mesmo sampleei.
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Samples

Post by boneca »

Eu ja tenho um PCcard de 512mb... isso já comprei faz muito tempo... Mas o cartão não e só para gravar songs, patch e performances???? Pensava que para samples era só a memoria interna que dá para aumentar até 1GB. Onde está essa cena do Artemio? Beijos, já sabes não percebo muito mas quero perceber cada vez mais. Obrigado desde já pela tua ajuda.

Boneca
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Não... a memória serve para trabalhar com os samples, mas eles não ficam armazenados lá.

Você armazena eles no card, e então, quando ligar o fantom, ele copia os samples do card para a memória. Mas, quando desligas o fantom, tudo que está na memória se perde, por isso é necessário o cartão, que consegue manter os dados mesmo desligado.

As bibliotecas são estas aqui:
http://sinevibes.com/soundware/

As planet F, X e V são muito boas. As planet F e Planet X trabalham apenas com sons internos do fantom. Já a planet V tem 110 megas de samples tirados do V-Synth e do V-Synth GT.

Muito bons os sons!
User avatar
PauloF
Posts: 4201
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal
Contact:

Re: Samples

Post by PauloF »

Olá Boneca,
Cá estamos nós de novo...
Pois o Dani já te disse quase tudo. Apenas que a memória de sampling não é a do cartão, mas sim a RAM DIMM interna, a qual também podes expandir fácilmente com um DIMM PC 133 (pag 244 do manual do X), até 512M. Apesar de já não serem utilizadas nos PCs actuais (esses usam RAM DDR DDR2), existem ainda no mercado módulos de 128M, 256M e 512M. O mais fácil e com maior "value for money" é o de 256M.

Já agora reforço que os sons dos Planets F, X e V são de facto muito bons (apenas penalizam o tempo de loading - cerca de 4 minutos no X (9 Min no meu Xa...;-( )

PauloF
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Mais perguntas...

Post by boneca »

Pois é que neste momento ando já a trabalhar no album, e queria fazer gravações pelo meio das faixas com uma criança a chorar, esse tipo de coisas... Já vi também que esses samples são pagos e eu neste momento não tenho capacidade monetária para tal... Eu procuro e mesmo sons tipo de barcos, de mar, bébé a chorar... sons de festas, barulho de pessoas, um patio com crianças a brincar são essas coisas que eu precisava arranjar... :(

Mais uma pergunta, eu com apenas os 32MB de memória interna fico sem possibilidades de fazer isto não é? Estou a ponderar lançar as gravações a meio das músicas com o meu Ipod 80GB... Acham ser uma boa solução ou nem por isso?

Beijos para todos vocês

Boneca
User avatar
PauloF
Posts: 4201
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal
Contact:

Mais perguntas...

Post by PauloF »

Com 32Mb de memória interna, apenas podes fazer sample de muito pouco (6 minutos em Mono e 3 minutos em Stereo), o que te digo, se "gastam" muito rápido. Ficarias melhor com a memória RAM expandida.

Existem alguns programas comerciais relativamente baratos, que trazem algumas livrarias de sons, as quais poderão servir para o que tu queres fazer.

Vou dar uma vista de olhos num dos que conheço, para ver que sons contém, e depois digo-te, ok ?
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Samples

Post by boneca »

Obrigado paulo... é simpatico da tua parte... Mas não chegaste a opinar sobre o que estou pensando fzer: Lançar as gravações que uniem as musicas recorrendo ao meu ipod... achas má ideia? beijos

Boneca
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Boneca:

Para estes pequenos efeitos (que podem ser todos em mono) os 32 megas bastam.
Me diga que sons precisa. Tenho umas duas bibliotecas de efeitos especiais (que vocês em portugal chamam de livrarias de som) e posso lhe passar alguns.


Paulo:
Meu Xa também estava demorando cerca de 9 minutos pra ligar com o planet X no cartão. Achei que era problema na memória do meu fantom, mas pelo jeito o Xa é mais lento pra carregar os samples.

Isso pra mim não dá. Acabei isolando apenas 3 patches que eu mais gostava e exclui todos os outros...
User avatar
PauloF
Posts: 4201
Joined: 02:35, 16 January 2006
Location: Lisbon, Portugal
Contact:

Re: Samples

Post by PauloF »

Pois, provávelmente é o que eu vou fazer também, pois 9 minutos é espera pra caramba...
O mais difícil é saber quais os samples (e multisamples associados) que formam os patches que queremos...requer alguma paciência.

Boneca:
Podes fazer isso com o iPod, mas penso que tens mais controlo se usares o sequencer do Fantom.

As livrarias de quie te falei são mais ruídos ambientes, animais, etc.
Não vi nenhum com crianças...

Beijos

Paulo
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Os nomes dos samples são quase sempre iguais aos nomes dos patches.

E se tiver dúvidas, tem um aplicativo pro PC chamado Fantom Yase que mostra quais samples cada patch usa.


Quanto aos sons de criança chorando, tenho 3 em uma das bibliotecas (digo, livrarias) que tenho.
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Os sons que procuro, e o porque do IPOD

Post by boneca »

Eu procuro vários sons... Queria uma criança a chorar, barulho de fundo tipo festa, crianças num pátio aos gritos, barulho de gaivotas, do mar, de barcos, queria vários. Onde posso encontrar esse tipo de bibliotecas? Deni se poderes fornecer alguns sons agradeço. Contudo eu não percebo nada de como utilizar samples se me poderem ajudar :)

Eu penso em usar ipod que era mesmo para lanças coisas que estão com várias cenas gravadas, quase como se de uma música se tratasse. E queria arranjar esses sons para juntar às "mini músicas" que irei elaborar e gravar com o Sonar 7. Obrigada mais uma vez pela ajuda que me estão a dar. Beijos

Boneca
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Okay boneca. Vou procurar os sons aqui e vejo o que tenho para lhe mandar.

Mas, para que exatamente você quer usar os sons? Se for para gravar algo no Sonar, não precisa nem de sampler do fantom nem de iPod. Basta importar os sons que queres no projeto do Sonar.

Agora, se for para usar ao vivo também, o sampler do fantom vai ser BEM mais fácil. Além de ter uma resposta mais imediata, você não precisará tirar as mãos do teclado
boneca
Posts: 43
Joined: 05:13, 10 February 2008

Re: Samples

Post by boneca »

Eu quero usar essas gravações para interligar toda a história do álbum, e para eu poder mudar de sons sem qualquer tipo de problemas... é como te disse, são músicas mini, que irei gravar no sonar 7. E como é que eu posso puxar os sons para o sonar se nem os tenho? :/ eu estou muito verde como ja viste :(

Beijos

Boneca
dani.squire
Posts: 300
Joined: 19:19, 11 October 2007
Location: Sao Paulo - Brazil
Contact:

Re: Samples

Post by dani.squire »

Você vai te-los em breve... =)

Vou procurar o que tenho aqui e te mando.

Me manda um e-mail no endereço dani@bandafunclub.com e te respondo por lá com os sons que precisar
Post Reply