Como encorpar o som do Fantom G

Mensagens em Português
Post Reply
sillas.marques
Posts: 1
Joined: 20:46, 7 July 2008

Como encorpar o som do Fantom G

Post by sillas.marques »

Bom dia Pessoal! Não sei bem como me reportar, pois é primeira vez que participo de um forum. Mas, o meu problema é que tenho um Roland JV-80, que comprei novo em 1993. Gosto muito do som dele. Comprei agora um Fantom G6, devido ao tamanho para transportá-lo, mas o som dele é um som magro e muito médio. Os demos que vi e ouvi tanto do Fantom X como do Fantom G, os pianos elétricos e acústicos eram bem encorpados e com uma textura exata de piano (no caso de acústico, os outros timbres, como guitarras cordas e outros acho bons) e observando também os demos de outras marcas como Yamaha, Korg, Kurzweil, gostei mais dos timbres de pianos acústicos e elétricos do Fantom G, sem considerar ainda os recursos tecnológicos do Fantom G. Já perdi horas e horas em cima de efeitos masterização e não consegui um som satisfatório. Por exemplo, observo que o som do Fantom G, é bonito mas precisa ser trabalhado, dá a impressão que ele está flat, pois quando toco o JV-80, a textura do som é encorpada que envolve todo o som da banda. Enquanto que o Fantom G me dá a impressão que estou tocando aqueles Yamahas psr32... rsss. Em casa tenho um Cubo KBA 300 da Peavey que é bom (150 watts rms), em um outro lugar que toco são PA's JBL. Já testei também em um KC 550, da Roland. Então com isto penso que as minhas saídas de não são ruins. Gostaria de saber se tem alguém que compactua do mesmo problema e conseguiu resolver e poderia me dar uma ajuda.
Vi alguém num fórum falando que no Juno D, já tiraram sons bem expressivos, que parecia ser um Juno D, isto porque o músico era entendido. Sei que a Korg os sons vem para o músico preparar, mas não sabia que a roland também adotou este procedimento, pois o JV-80, já vem com o som todo configurado, nas criações de sons que a gente pode fazer nele que daí sim eu devo maipular todos os parâmetros, para tirar o som que eu quero, que até fiz alguns segundo a minha necessidade.
Obrigado
User avatar
V-CeeOh
Posts: 3956
Joined: 18:13, 28 September 2004
Location: Portugal

Re: Como encorpar o som do Fantom G

Post by V-CeeOh »

Olá sillas e bem-vindo ao Clan

Por favor, sempre que quiseres colocar um post em português por favor usa o forum "Português". Não escrevas em Português no forum "Fantom-G" pois corres o risco de ninguém te responder. Sorte tua por eu ser moderador e Português ;-)

Em relação á questão que colocas, embora longo, o teu comentário é um pouco vago. Eu já toquei com o JV-80, XP-50, Fantom X e agora tenho um Fantom-G8 e este último é sem dúvida o sintetizador com melhor som que já tive. Não conheço o KBA300 mas sei que o KC-550 é semelhante e não é mais o indicado para testar a qualidade de som de um teclado. Quanto ás colunas JBL do PA, bem, tudo depende das colunas e de quem faz a mistura. Resumindo, não me parece que aquilo que tens seja o mais indicado para "afinares" o som do teu G. Há falta de melhor, testa o G com um bom par de auscultadores profissionais (tais como os Roland RH-300, Sennheizer HD280PRO ou os AKG 271s) para primeiro verificar se se passa algo de errado com o teu G e depois logo se verá.
Post Reply